sábado, 31 de outubro de 2009

Eleições em Moçambique

Nas eleições que se realizaram em Moçambique foi supervisionada por observadores enviados pela "comunidade internacional". Ora, nos Estados Unidos, apenas dois partidos têm condições objectivas de apresentar candidatos a Presidente da República. Na eleição anterior a Obama, o presidente foi eleito com menos votos, se é que se pode chamar a isso eleição. A "comunidade internacional" não foi inspeccionar tal estranho caso. Em Itália, o actual presidente é dono de boa parte da imprensa e essa imprensa participa nas campanhas. A "comunidade internacional" não manda aí observadores. Se estas mesmas situações se passassem exactamente assim mas em países africanos, o estariam a dizer e a fazer os governantes europeus e americano? E a chamada "comunidade internacional"?

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Não há corrupção em Portugal

Em Portugal não há corruptos. Considerar essa possibilidade é um grosseiro ataque comunista aos partidos democráticos PS e PSD. O facto de o sr. Loureiro ser militante do PSD, da sra Felgueiras ser do PS, de deputados destes partidos estarem envolvidos em viagens fantasmas, do sr do BPN ser do PSD, do sr. Freeport ser PS, do sr. Vara ser PS, do sr. Isaltino ser PSD não significa nada. Em Portugal não há corruptos. Isto é campanha comunista, lá porque eles não têm estes casos, não deviam atirar pedras. Entre PS e PSD houve acordo, ninguém fala destes casos, uma não do outro e o outro não fala de um. em portugal não há corruptos, há empreendedores. São negociantes da ocasião. Uns negoceiam em casas, outros em fábricas e outros negoceiam com as ocasiões. Só aqueles que são conservadores, conservam os seus princípios, é que não conseguem entender este empreededorismo que sempre existiu mas que com o Portugal Moderno do PS e do PSD teve um grande desenvolvimento em quantidade e qualidade, alargando-se a meios que antes eram inimagináveis. Em Portugal não há corrupção, ou melhor, em Portugal há corrupção, o que não há é corruptos. Assim sim!!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Às armas! Às armas!

O Padre de Boticas que tinha um modesto arsenal guardado na casa de Deus, com certeza que tinha sua permissão, esteve detido para interrogatório pela polícia, saiu e como seria de esperar voltou a fazer missa e a exercer as restantes actividades que fazem um representante da divindade na Terra. O mandamento "Não matarás" é, para a Igreja, uma metáfora. O capelão das forças armadas que abençoava as tropas quando estas matar para outras terras mostra-nos o quanto metafóricos são os mandamentos de Deus, que não nem nunca foram para cumprir. Se Deus existisse e existindo desse valor aos seus mandamentos já tinha acabado a muito tempo com a maior parte das Igrejas e suas religiões. Como não existe e as Igrejas sabem disso, continuam a ser como são porque não correm, por aí, qualquer perigo.

Deus existe! É obra humana!

sábado, 24 de outubro de 2009

O Velho lá está!

A Bíblia é um livro muito interessante. Poderia ter apenas o novo testamento mas optaram por incluir o velho testamento. Assim tanto o velho como o novo testamento fazem igualmente parte da Bíblia. É no velho testamento que aparecem as pragas sobre o povo do Egipto. E que pragas. Só mesmo um ser divino era capaz de tanta maldade. Houve, no meio dessas pragas todas, uma que me chamou a atenção pelo requinte. Os filhos homens nasceriam mortos. A divindade assassina bebés. Cria nado-mortos. E é a Igreja dessa Bíblia que vem falar em direito à vida contra a interrupção voluntária da gravidez até às 12 semanas? São metáforas. As descrições odiendas são metáforas, as boas já não são, dizem os "donos" da interpretação.

Bíblia: os idiotas e as metáforas

O idiota Giordano Bruno não percebeu que o girar do Sol em torno da Terra era uma metáfora. Como também era uma metáfora aquela fogueira que lhe fizeram e morreu queimado num metafórico auto de fé. O idiota do Galileu não percebeu a metáfora associada aos satélites e às manchas na Lua. Foi levado ao metafórico tribunal do Santo Ofício e, como eram muito conhecidas as suas idiotices salvou-se da fogueira, ficou preso em casa e foi proibido de divulgar as suas opiniões sob pena de voltar ao tribunal do Santo Ofício e apanhar com alguma metáfora. António José da Silva, o judeu, foi metaforicamente ensinado como Giordano Bruno.
O Bispo de Boston, e outros padres americanos, acusados de abuso sexual de crianças foram metaforicamente protegidos durante anos pela hierarquia da "instituição detentora da interpretação bíblica" e nesse período continuaram a violar crianças, por causa da metafórica expressão "Deixai vir a mim as criancinhas ...". Depois, a mesma "instituição bíblica" pagou milhões aos pais, também eles devotos bíblicos para que os metafóricos padres e bispos não fossem parar à cadeia.
A "Bíblia" é tão metafórica que nem os seus crentes a levam a sério e não praticam o bem que metaforicamente lá vai aparecendo.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Atitude vergonhosa de um deputado

O cabeça de lista do PSD por Braga renunciou ao cargo meia hora depois de tomar posse como deputado. Alguns comentadores aproveitaram-se deste facto e começaram logo a atacar a actual lei eleitoral defendendo os círculos uninominais. Os partidos políticos da direita, PS,PSD e PP, e o BE fazem campanha apresentando quase em exclusivo os respectivos dirigentes máximos como se os eleitores de Braga, Lisboa ou Faro votassem neles; apresentam, quando muito, o cabeça de lista, desconsiderando, desprestigiando os outros candidatos que também fazem parte da lista partidária. São estes que dão uma má imagem e distorcem as eleições. Os comentadores esquecem isto e querem a todo custo alterar a lei eleitoral. E para quê? Para reduzir ao mínimo, zero seria o ideal, a representação daqueles que simbolizam uma mudança e uma ruptura com esta política, iniciada pelo PS no primeiro governo constitucional e que PS/PSD, juntos ou separados, e com o PP, quando necessário, prosseguiram.
Se os eleitores votarem em quem respeita os compromissos assumidos, o assunto resolve-se!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Parabéns José Saramago

A Igreja mete-se em tudo, opina sobre tudo, faz juízos sobre tudo. Que tem a Igreja Católica que opinar sobre o casamento? Ela proíbe-o aos seus padres e freiras. Que sabe a Igreja sobre sexo? Só de ouvir contar? Que sabe a I. C. A. R (Igreja Católica Apostólica Romana) sobre convivência matrimonial? Só o que lhe contam. Que tem a ICAR que ver com as opções sexuais de cada um? Com que direito ela opina sobre quem pode ou não pode constituir família? Nenhum. A ICAR pode opinar sobre bancos, acções, dinheiro e outros bens materiais porque disso tem conhecimento directo. Saramago não se referiu a nenhuma Igreja ou religião, referiu-se à Bíblia no velho testamento, o mesmo que Jesus Cristo veio contestar. Ao falar da Bíblia a transposição para as Igrejas é quase inevitável. Saramago tem uma maneira diferente de ver os acontecimentos e isso para as Igrejas é imperdoável. Parabéns Saramago, independentemente de concordar consigo ou não. Concordo que é necessário ver de maneira diferente e ter esse direito, naturalmente.

sábado, 17 de outubro de 2009

Um feroz sectarismo

Durante muitos anos as aulas de educação religiosa na escola pública era apenas para a Igreja Católica Apostólica e Romana, nem uma outra religião poderia ter possibilidade de dar educação da sua religião. Apesar desse privilégio a I.C.A.R nunca se preocupou em que as outras tivessem igual privilégio. O mesmo se passava nos hospitais: só podiam morrer consolados os fiéis da I.C.A.R. Apregoando o que apregoa como é possível que se sinta bem usufruindo de privilégios que recusa a outros?
Outro dia defendi que nas escolas públicas não houvesse qualquer tipo de disciplina de educação religiosa. Quem a quer vais à respectiva casa de culto. Os católicos presentes soltaram-me os cães e assim não há contraditório: Há cães.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A nova ministra da educação

A nova ministra da educação anda por aí. Dizem que tem ideias sobre o rumo da educação neste país. A educação, isto é, as escolas e os professores estão lixados. O país precisa de um ou de uma ministra da educação sem ideias sobre educação. O motivo é simples, a realidade ultrapassa qualquer ideia. Quando chega ao seu gabinete, o novo ministro pretende implantar as suas boas ideias e o implante é rejeitado. O corpo não aceita qualquer implante, está tão retalhado que nada vinga. Assim, é condição necessária, embora não suficiente, para um ministro não ter ideias, deve vir com um vazio. Que tipo de pessoa aceita um cargo de ministro da educação sem ter ideias sobre a educação para o país? Uma pessoa inteligente!
Sendo inteligente e sem ideias, o ou a nova titular da pasta da educação pode começar a aprender, aprender a ouvir, aprender a não criar padrões, aprender a aprender. Se for assim temos hipóteses para nossa educação. Surge um problema: o país. A maioria dos habitantes deste país foram educados em não pensar que o erro faz parte do acertar e admitir ignorância faz parte da sabedoria.
Quanto tempo duraria um ou uma ministra que chegue sem ideias para a educação do país? A nossa educação parece uma pescadinha de rabo na boca

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O "Ranking" das Escolas

Os colégios escolhem os professores, escolhem os alunos, chegam a fazer entrevistas aos pais. Os pais mensalidades altíssimas, superiores ao salário mínimo nacional, fora os custos das actividades extras, aulas de apoio e preparação para exames. As escolas têm os professores aí colocados por concurso nacional, os alunos que se inscrevem são aceites, independentemente do interesse ou rendimentos dos pais. Olhando para a média dos exames do nº1 do ranking, um colégio privado, e olhando para a média dos exames da 1ª escola pública, vemos que a diferença é de 149,12-133,05=16,07, ou seja, 1,6 pontos. Tanta escolha, tanto dinheiro, só para dar 1,6 é mau. A melhor escolha pública é bem melhor que os melhores colégios. O que conseguiria fazer uma escola pública com os apoios que têm os colégios!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Está tudo tido.

Em Gondomar ganhou o sr. Valentim Loureiro. Em Oeiras ganhou o sr. Isaltino de Morais. Está tudo dito.

As eleições

No Porto, o sr. Rui Rio, PSD/PP, ganhou com maioria absoluta mais uma vez. A câmara do Porto decidiu não atribuir apoios às entidades culturais que manifestassem publicamente qualquer crítica à actuação da câmara. É triste que uma cidade aceite e apoie a censura e a prepotência. Desde que haja o sr. Lá Féria, uns aviões a fazer piruetas e uma corridas de carros, chega de cultura na cidade. Há professores que apoiam e votam para a câmara municipal no PSD/PP. Os professores têm responsabilidades na formação cultural dos jovens, isto é, na formação cultural do futuro cidadão. Os professores são pessoas como as outras e também há os que se contentam com o sr. Lá Féria, as piruetas dos aviões e uns carros de corrida, há aqueles que consideram que para o povo isto chega e eles pagam por algo mais. Estes também podem votar PSD/PP para a câmara do Porto. Também há quem entenda e trabalhe para que a cultura passe a ser uma necessidade do ser humano, simplesmente por ser ser humano.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O consolo

Os políticos sao todos iguais. É uma frase que consola muita gente. Consola quem não vota naqueles que realmente são diferentes. Imagine-se uma dessas pessoas que pensam e dizem que os políticos são todos iguais, se perguntasse se seriam mesmo e procurasse ver se havia pessoas diferentes na actividade política. Encontrava-os. Sérios. Dedicados. Combativos. Coerentes. Teria que reconhecer perante si próprio que anda a trinta e cinco a dar o poder àqueles que são iguais entre si e fazem com que ele diga aquela frase. Para que não se sinta mal por ter sido enganado, por ter querido estar enganado. Custa muito. É preciso humildade para reconhecer o erro. O mais simples é pensar que os políticos são todos iguais e os que não são serão. É preciso que sejam todos iguais para que ele se sinta queixando-se e votando nos políticos que são iguais. Sendo todos, não é preciso mudar.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

A Casa da Santa Misericórdia

Um homem entra no hospital e pede ajuda. O funcionário, muito solícito, indica ao homem o balcão de pré - pagamento, explicando que deve fazer o pagamento antes de ser atendido. O homem diz que não tem dinheiro e o mesmo funcionário, na mesma solícito, diz que prevendo está situação, instalou-se uma caixa multibanco. O homem fez um ar muito espantado e disse: "Mas diz na entrada que é um Hospital da Santa Casa da Misericórdia!!" E o funcionário concordou e recordou que a misericórdia custa dinheiro e o ser "Santa" é uma mais valia ... . Quem não pode pagar tem hospitais "ateus" que não têm misericórdia.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Cultura é um problema no Porto

O PSD/PP com a maioria absoluta que têm no Porto decidiram que os grupos culturais da cidade que fizessem qualquer crítica à sua gestão camarária corriam o risco de perder os apoio da câmara. Para o PSD/PP "cultura" não é compatível com autonomia ou com liberdade. Imagine-os a gerir o País.

sábado, 3 de outubro de 2009

Brasil e Portugal, países irmãos

No Brasil, a degradação, a uns anos atrás, chegou a um ponto em que um tipo se candidata à prefeitura (câmara) sob o lema "Roubo mas faço". Qualquer dia será cá em Portugal. Já os há mas ainda não dizem assim. Aqui é o irmão mais novo a ensinar o caminho.

Gondomar, Gondomar!

Num cartaz, o Sr. Valentim Loureiro tem a seu lado uma explicação dizendo que é independente e que na câmara o seu partido é Gondomar. Pense-se porque é que o Sr. Valentim deixou de concorrer pelo PSD e o PSD passou-o a independente. Tendo vindo do PSD, o Sr. Loureiro olha para a câmara como um partido. Tendo feito o seu percurso no PSD onde, como se diz nos jornais, há negócios com votos, isto é, compram-se votos e obviamente vendem-se votos e entendendo a câmara como um partido, os gondomarenses deviam ficar preocupados.

Atestado de robustez?!

O Ministério da Educação exige que os professores apresentem um atestado de robustez física. No entanto, quando um professor tem cancro em estado terminal e vai a uma junta médica para se poder aposentar, esta junta médica, com as leis do mesmo governo, diz que o professor está apto para trabalhar. Esta aptidão é tanta que o professor morreu pouco tempo depois. O mesmo governo PS que exige a robustez física, impede que pessoas muito doentes, em estado terminal, tenham direito a se reformarem.