quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A nova ministra da educação

A nova ministra da educação anda por aí. Dizem que tem ideias sobre o rumo da educação neste país. A educação, isto é, as escolas e os professores estão lixados. O país precisa de um ou de uma ministra da educação sem ideias sobre educação. O motivo é simples, a realidade ultrapassa qualquer ideia. Quando chega ao seu gabinete, o novo ministro pretende implantar as suas boas ideias e o implante é rejeitado. O corpo não aceita qualquer implante, está tão retalhado que nada vinga. Assim, é condição necessária, embora não suficiente, para um ministro não ter ideias, deve vir com um vazio. Que tipo de pessoa aceita um cargo de ministro da educação sem ter ideias sobre a educação para o país? Uma pessoa inteligente!
Sendo inteligente e sem ideias, o ou a nova titular da pasta da educação pode começar a aprender, aprender a ouvir, aprender a não criar padrões, aprender a aprender. Se for assim temos hipóteses para nossa educação. Surge um problema: o país. A maioria dos habitantes deste país foram educados em não pensar que o erro faz parte do acertar e admitir ignorância faz parte da sabedoria.
Quanto tempo duraria um ou uma ministra que chegue sem ideias para a educação do país? A nossa educação parece uma pescadinha de rabo na boca

Sem comentários:

Enviar um comentário