Todos falam em facilitismo nos exames mas ninguém diz o que se entende por isso. Se há notas boas é facilitismo; se há notas más, os alunos não estudam porque a escola pública não ensina. Assim nada se consegue. Os exames não são fáceis nem difíceis. O problema parece-me que está na preparação que se consegue dar aos alunos, seja no básico, seja no secundário. No decorrer do ano lectivo tudo é feito para que o insucesso seja camuflado. Há um clima de pressão sobre os professores, e estes vão arranjando numerosos argumentos e motivos para dar classificação positiva a quem não tem conhecimentos para a merecer; assim, participação na aula dá pontos, fazer os trabalhos de casa, mesmo copiados, dá pontos, intenção de participar dá pontos, a pontualidade dá pontos, e com tudo isto reduz-se o peso dos testes. Os mais prejudicados são os estudantes das camadas mais carenciadas cultural e financeiramente. visto ter reduzidas possibilidades de arranjar fora da escola o apoio necessário.
Infelizmente, os professores que em tantas situações deram provas de grande brio profissional, aqui mostraram um profundo desrespeito pelo seu próprio trabalho. A discussão sobre os exames serem fáceis ou difíceis carece de sentido. Somar 236 com 123456 é capaz de ser difícil para quem só sabe contar pelos dedos, independentemente da classificação obtida na escola.
Infelizmente, os professores que em tantas situações deram provas de grande brio profissional, aqui mostraram um profundo desrespeito pelo seu próprio trabalho. A discussão sobre os exames serem fáceis ou difíceis carece de sentido. Somar 236 com 123456 é capaz de ser difícil para quem só sabe contar pelos dedos, independentemente da classificação obtida na escola.
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