quarta-feira, 15 de julho de 2009

Os Exames Nacionais

Todos falam em facilitismo nos exames mas ninguém diz o que se entende por isso. Se há notas boas é facilitismo; se há notas más, os alunos não estudam porque a escola pública não ensina. Assim nada se consegue. Os exames não são fáceis nem difíceis. O problema parece-me que está na preparação que se consegue dar aos alunos, seja no básico, seja no secundário. No decorrer do ano lectivo tudo é feito para que o insucesso seja camuflado. Há um clima de pressão sobre os professores, e estes vão arranjando numerosos argumentos e motivos para dar classificação positiva a quem não tem conhecimentos para a merecer; assim, participação na aula dá pontos, fazer os trabalhos de casa, mesmo copiados, dá pontos, intenção de participar dá pontos, a pontualidade dá pontos, e com tudo isto reduz-se o peso dos testes. Os mais prejudicados são os estudantes das camadas mais carenciadas cultural e financeiramente. visto ter reduzidas possibilidades de arranjar fora da escola o apoio necessário.
Infelizmente, os professores que em tantas situações deram provas de grande brio profissional, aqui mostraram um profundo desrespeito pelo seu próprio trabalho. A discussão sobre os exames serem fáceis ou difíceis carece de sentido. Somar 236 com 123456 é capaz de ser difícil para quem só sabe contar pelos dedos, independentemente da classificação obtida na escola.

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